Dicas da semana para o Porto Verão Alegre I

Marcelo Spalding
Vanessa Longoni é A Mulher de Oslo
Vanessa Longoni é A Mulher de Oslo

O verão de Porto Alegre é quente, muito quente, um calor abafado que nos joga em cima de um sofá, debaixo de um ventilador ou nos expulsa para o Litoral. Mas há 10 anos atrás um grupo de atores criou o Porto Verão Alegre, e durante dois meses, os meses quentes de janeiro e fevereiro, diversos teatros da capital recebem diariamente belas montagens gaúchas a preços razoáveis.

Nós, do Artistas Gaúchos, consideramos o PVA um dos projetos mais interessantes da cena cultural gaúcha pela sua diversidade e por ser totalmente auto-sustentável, sem depender de verbas ou projetos públicos. Por isso, desde o lançamento do portal procuramos divulgar e promover o evento através de resenhas, entrevistas e dicas e, em 2009, a cada semana publicaremos neste espaço algumas dicas para tirar você de casa e levá-lo ao teatro.

Ainda dá tempo de assistir, no fechamento desta terceira semana de festival, o multimídia Sobre Anjos e Grilos - O Universo de Mario Quintana, de Deborah Finocchiaro. Em cartaz no Teatro de Câmara até esta quinta-feira 22, o espetáculo é mais que um monólogo, pois além de a atriz contar, cantar, interpretar e dançar os textos de Quintana, o cenário multimídia e o jogo de luzes tornam-se importantes atores e acompanham Deborah em cena.

Também nesta quinta estréia Manual Prático da Mulher Moderna, que fica em cartaz até Domingo 25 no Shopping DC Navegantes. Na peça Leonardo Barison, Márcia Ohlson, Patrícia Soso, Xica Campagna interpretam mulheres que questionam como conciliar os papéis de filha, mãe, esposa, amiga, amante, magra e profissional, enfim, a conciliação entre cabeça, coração e tesão. O texto e a direção é de Patsy Cecato.

Na guerra dos sexos, Os Homens de Perto também estarão em cartaz até Domingo 25, na AMRIGS. A popular peça de Oscar Simch, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel leva o público às gargalhadas contando a versão dos homens para o cotidiano. O texto é de Artur José Pinto e a direção de Néstor Monasterio.

Para quem gosta de música, a pedida é A mulher de Oslo, concebido e interpretado pela cantora Vanessa Longoni, que está em cartaz no Renascença até Domingo 25. No espetáculo, segundo palavras do nosso colunista Felipe Azevedo, "Longoni, junto a seu grupo de músicos, simplesmente deslumbra e reelabora seus horizontes humanos em várias mulheres que ela aos poucos desfia: mulheres de si mesma. Então aqui não pesa na balança da arte a técnica, a performance, etc., etc., etc. É um ser humano mulher que apenas é e se permite ser no palco."

Na terça-feira 27, Deborah Finocchiaro volta aos palcos do Porto Verão Alegre com seu novo espetáculo, Histórias de um Canto do Mundo - Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. O projeto, que também originou um livro e um CD, resgata histórias da tradição oral gaúcha, e essas histórias são contadas em palco por uma narradora ágil e segura, que lança mão também do corpo e da voz para nos levar aos tempos mais remotos do Rio Grande. O espetáculo fica até quinta-feira 29 na Sala Álvaro Moreyra.

Também terça-feira 27 voltam ao palco as mulheres da Cômica, com Se meu Ponto G Falasse. Na peça, Patsy Cecato e Heloísa Migliavacca começam falando dos homens, revelam detalhes íntimos e desejos sexuais reprimidos para tocar cena a cena em alguns dos dilemas da mulher moderna, como a exigência da eterna juventude, a necessidade de conciliar vida profissional e pessoal e a sempre difícil tarefa de recomeçar, sempre através de esquetes divertidas, debochadas e, por que não?, desbocadas. O espetáculo fica até domingo 01 de fevereiro na AMRIGS.

E não poderíamos deixar de mencionar, ainda, a Mostra da Grafar, mas a esta voltaremos em outra coluna, pois estará na Praça das Artes do Praia de Belas Shopping até o final do Porto Verão, dia 19 de Fevereiro.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "241309" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar

Reprodução liberada desde que citada a autoria | Site desenvolvido pela wwsites - sites para escritores

DEPOIMENTOS

"Eu realmente gostei bastante da conversa naquele dia e da sua apresentação. Você não só sabe se expressar muito bem como tem um dom natural para o humor, não sei se alguém já te falou isso. Ainda assim, o mais legal de tudo é o seu trabalho. Não é o que eu estou acostumada a ver. É todo o ano a mesma coisa: livro de mistério, livro de romance e blá blá blá. Já, com você, foi diferente. O que faz a diferença é o que estás trazendo e como realiza isso: é simplesmente incrível. Você conseguiu abrir a mente de muitas pessoas naquele dia, e quero que continue assim. Com certeza eu gastarei os meus R$30,00 do nosso vale-livro com uma de suas obras."

Yasmin Ruppenthal
13 anos

mais depoimentos


Agendamento para 2018 disponível no RS