Dicas da semana para o Porto Verão Alegre III

Marcelo Spalding

Fim de semana privilegiado para os porto-alegrenses que não querem pegar chuva na praia. Além de Ópera do Malandro, que segue em cartaz até domingo no Teatro de Câmara, vale a pena conferir as peças Inimigas Íntimas e O Urso.

InimigasInimigas Íntimas, um show de versatilidade de Fernanda Carvalho Leite e Ingra Liberato, conta a histórias de duas mulheres de meia idade, amigas de infância e adolescência, que se reencontram depois de anos e marcam um jantar. A partir desse mote, Fernanda e Ingra conseguem fazer o público rir de suas próprias idiossincrasias, de seus próprios caprichos, e refletir sobre suas próprias amizades e suas próprias invejas, graças a um texto muito bem costurado de Artur José Pinto. A peça fica no Novo DC até o dia 08 de fevereiro.

O Urso, apesar de ser um texto do russo Tchekov, escrito no século XIX, também é uma comédia de costumes com direito a ironias finas e piadas centenárias sobre a afetação das mulheres e a traição dos homens. Com um ponto de partida tipicamente realista, uma viúva que mantém luto fechado quase um ano após a morte do marido até receber a inconveniente visita de um credor furioso, o texto de Tchekov contrapõe os sexos antecipando de forma surpreendente formulações feministas que só viriam 50 anos depois, ao mesmo tempo que mantém no subtexto uma fina crítica a uma sociedade fria o suficiente para cobrar dívidas de uma viúva arrasada. A montagem do Grupo dos Cinco, dirigidos por Deborah Finocchiaro, preserva o texto original, apesar de alguns ajustes lingüísticos naturais e inerentes a um texto deslocado no tempo e no espaço, e cria uma multiplicação da protagonista em três atrizes, que representariam os três estados de espírito distintos da viúva. A intersecção das ações, falas e gestos do trio de belas mulheres é um contraponto cênico interessantíssimo para um texto tão cotidiano. A peça fica na Álvaro Moreyra até dia 08 de fevereiro.

Urso

No meio da semana estréiam no Porto Verão Alegre algumas comédias de riso solto, figurinhas carimbadas do evento. Dona Gorda, com Lúcia Bendati e texto de Lisiane Berti e Marcelo Vázquez, estará na Álvaro Moreyra terças, quartas e quintas, de 10 a 19 de Fevereiro. Já Como Agarrar um marido antes dos 40, de Claudio Benevenga, fica de terça a domingo, até o dia 15 de Fevereiro, no Teatro de Câmara. Assim como o Guri de Uruguaiana Jair Kobe se apresenta na AMRIGS até dia 15.

Marido

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "431708" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar

Reprodução liberada desde que citada a autoria | Site desenvolvido pela wwsites - sites para escritores

DEPOIMENTOS

"Eu realmente gostei bastante da conversa naquele dia e da sua apresentação. Você não só sabe se expressar muito bem como tem um dom natural para o humor, não sei se alguém já te falou isso. Ainda assim, o mais legal de tudo é o seu trabalho. Não é o que eu estou acostumada a ver. É todo o ano a mesma coisa: livro de mistério, livro de romance e blá blá blá. Já, com você, foi diferente. O que faz a diferença é o que estás trazendo e como realiza isso: é simplesmente incrível. Você conseguiu abrir a mente de muitas pessoas naquele dia, e quero que continue assim. Com certeza eu gastarei os meus R$30,00 do nosso vale-livro com uma de suas obras."

Yasmin Ruppenthal
13 anos

mais depoimentos


Agendamento para 2018 disponível no RS