Sobre a crítica ao texto

por Marcelo Spalding

Todos nós, que gostamos de escrever, temos grande carinho pelos nossos escritos. Muitos escritores chegam a dizer que criticar um texto seu é como criticar um filho, e quem tem filho sabe como isso dói. E irrita.

Entretanto, é importante para quem participa de uma oficina encarar as críticas de forma positiva, com maturidade. Quando se envia um texto para ser lido tecnicamente por alguém, o que se está esperando é exatamente a crítica, a sugestão, o olhar de fora que nos dirá onde podemos melhorar. Se o texto for devolvido com um “muito bom” ou “parabéns”, pouco ou nada tal leitura contribuiu com você.

Confesso que muitas vezes recebo textos tão bons que pouco ou nada teria para mexer, mas faço um esforço para encontrar aqui ou ali algumas recomendações a fim de tornar mais produtiva a apreciação. Vale ressaltar, também, que quando falamos em escrita criativa não podemos falar em “erro” do texto. Há erros, claro, e esses devem ser apontados (muitas vezes, erros linguísticos, que sempre se refletem na capacidade criativa), mas o que faço na maioria são sugestões, impressões, que podem ou não ser adotadas pelo autor do texto, por quem irá assiná-lo.

Um exemplo: recebi este belo texto da participante Tânia Melo (http://escritacriativaonline.blogspot.com.br/2012/10/magia-cigana.html). Gostei muito, mas entre algumas sugestões pontuais, sugeri que ela fizesse parágrafos mais longos, fragmentando menos o texto. Em resposta, a Tânia disse que preferia parágrafos curtos pelo bem da agilidade do texto, achava os parágrafos longos muito cansativos. Perfeito, está aí uma justificativa consciente que marca o estilo do autor. Não que eu tenha mudado minha opinião, mas respeito a da autora e, mais do que isso, o texto funciona.

Enfim, nossos textos podem ser como nossos filhos, mas mesmo nossos filhos podem, de vez em quando, ser criticados, não é mesmo? Aliás, que bom seria se tivéssemos uma consultoria rápida para saber o que fazer quando nossos bebês jogam a comida longe ou fazem manha no meio do shopping. Provavelmente eu não gostaria de ouvir a resposta, mas é possível que isso me ajudasse a melhorar bastante.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br