Depoimentos sobre as palestras

"Ao organizar cada Semana Literária sempre temos a expectativa quanto ao escritor que falará aos alunos, e ficamos muito felizes com a vinda do escritor Marcelo Spaldning na 7ª Edição deste evento, pela qualidade e história de vida que serviu de motivação para os participantes. Sua fala direcionada aos alunos foi extremamente significativa, com uma linguagem e metodologia de trabalho envolvente para o público de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Programa Cidadania Plena (alfabetização de adultos) e Curso Normal. Com toda certeza sua história de vida como escritor iniciada aos 16 anos pode servir de exemplo para crianças, adolescentes e jovens que têm o sonho de seguir esta carreira. Seu trabalho cativa e torna a leitura e a escrita algo envolvente, interessante e prazeroso para os alunos. Da mesma forma sua fala direcionada aos professores foi um momento muito especial em que abordou sobre a "Leitura na Era Digital": discussão sobre a questão da leitura e as dificuldades de lidar com a mesma nesse momento em que a tecnologia torna tudo mais rápido e virtual. Podemos dizer que os bate papos do escritor com os participantes veio ao encontro de nosso objetivo de proporcionar cultura, conhecimento e diferentes oportunidades de aprendizagem."

Fátima Ehlert - Secretária Municipal de Educação e Cultura de Giruá

"Todos os professores apreciaram a maneira como você se preparou para o encontro. Adoraram a adequação da linguagem ao público, sua disponibilidade e gentileza com todos, assim como o material superinteressante que apresentou.

Os alunos ficaram encantados com você. Enfim, foi um sucesso! Já estamos nos preparando para trabalhar seus livros em 2016 com os adolescentes do turno da manhã. As professoras do 3º Ciclo já aceitaram a ideia. Com certeza, vamos "assediar' você para uma nova visitinha... Saiba que você entrou na nossa "Lista Aberta dos Escritores Altamente Recomendáveis"! É muito difícil conseguir entrar nesta lista; pois, só quem consegue encantar o nosso público recebe essa menção. Você é um deles! Agradeço sua disponibilidade conosco desde o primeiro contato.

Agradeço sua compreensão da correria e limitações das escolas públicas, que às vezes nos impedem de responder em tempo hábil. Você nos marcou com suas obras e com sua presença tão carismática. Volte sempre que quiser! Nossa Escola é sua! Um abração!"

Rochele Marcello da Silva Schott - EMEF José Mariano Beck, POA/RS

"A participação de Marcelo Spalding como parceiro nas oficinas sobre literatura digital e o papel da leitura na vida dos estudantes - parte da contrapartida social do Projeto Labirintos Sazonais - foi uma injeção de vitalidade capaz de fazer os alunos participarem ativamente das dinâmicas propostas e de lhes provocar reflexões. Para mim foi um aprendizado sobre as melhores formas de abordar o público adolescente e ainda uma alegria por conta do seu perfil cheio de energia e determinação."

Maurem Kayna - escritora

"O trabalho realizado na Escola municipal Heitor Villa Lobos com os alunos da EJA foi de grande contribuição para as perspectivas de nossos alunos, incentivando a conscientização  da importância da leitura, da busca pelo  conhecimento, da necessidade de aprimorarmos a  escrita para sucessos futuros."

Carla Finato - EMEF Heitor Villa Lobos

"A formação Biblioteca Escolar: ranços e avanços teve por objetivo oportunizar ao pessoal que atua na biblioteca escolar, atualização e conhecimentos teórico-práticos relacionados com a dinâmica dos serviços bibliotecários e de incentivo à leitura. Dentre as palestras, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do professor, escritor e jornalista Marcelo Spalding que trouxe subsídios para o conhecimento da literatura digital e para a promoção da leitura. A palestra trouxe reflexão e discussão sobre o tema e 100% das avaliações consideraram excelente o trabalho apresentado pelo Marcelo. Sugeriram a promoção de mais momentos como estes, incluindo outros encontros com o escritor."

Alexandra Corso - Bibliotecária da 1ª CRE da Secretaria de Educação do RS

"O Colégio E. Pe. Colbachini realiza há 12 anos o projeto de formação de leitores, através das 12 edições da Feira do Livro, duas das quais o escritor  Marcelo Spalding participou, ambas  de forma brilhante. No ano de 2015, o trabalho foi desenvolvido com leitores de suas obras, alunos das séries finais do E. Fundamental e E. Médio. Além de tratar sobre  literatura, Marcelo falou sobre dicas de escrita mostrando a  importância da mesma para a conquista de espaço na sociedade, no mercado de trabalho e no exercício da cidadania. Utilizando recursos multimídia, Marcelo manteve a atenção de estudantes e professores, que se encantaram com seu vasto conhecimento, suas ideias inovadoras sobre literatura digital. Desde 2005, em que conheci Marcelo, escritor precoce, percebi seu potencial que só vem crescendo, inovando na literatura,  em novos formatos e suportes, oferecendo oficinas de escrita criativa e literária e incentivando  produção e publicação  de livros. Marcelo é um profissional versátil, competente e  carismático.  Foi muito bom tê-lo aqui na escola, poder acompanhá-lo, trocar ideias e estreitar laços de amizade."

Marli Fiorentin - E.E. Padre Colbachini - Nova Bassano, RS

"Olá, Marcelo! Como vai? Primeiramente, eu gostaria de me apresentar. Meu nome é Yasmin, tenho 13 anos e assisti sua palestra na Escola Santa Joana Francisca, em Picada Café, no dia 25 de setembro. Bom, eu realmente gostei bastante da conversa naquele dia e da sua apresentação. Você não só sabe se expressar muito bem como tem um dom natural para o humor, não sei se alguém já te falou isso. Ainda assim, o mais legal de tudo é o seu trabalho. Não é o que eu estou acostumada a ver. É todo o ano a mesma coisa: livro de mistério, livro de romance e blá blá blá. Já, com você, foi diferente. O que faz a diferença é o que estás trazendo e como realiza isso: é simplesmente incrível. Você conseguiu abrir a mente de muitas pessoas naquele dia, e quero que continue assim. Com certeza eu gastarei os meus R$30,00 do nosso vale-livro com uma de suas obras."

Yasmin Ruppenthal - 13 anos

"Tua palestra foi maravilhosa, até hoje ainda ouço comentários sobre a visita. Te esperamos outra vez! Foi um dia especial! Mostraste para nossos alunos como é importante ler e que um escritor pode estar numa sala de aula de uma escola pequena de Ensino Médio. Não tens ideia de como tua palestra foi importante e ao mesmo tempo interessante."

Rosa Elena da Silva Manoel - bibliotecária da E.E Carlos Pinto de Albuquerque - Barra do Ribeiro/RS 

"O trabalho com o autor Marcelo Spalding foi muito bom. Os alunos leram com gosto suas obras e o assunto foi bem pertinente à idade dos alunos, prendendo-lhes muito a atenção. Todos os alunos do Ensino Médio leram e relataram, dando suas opiniões. E foi observado que nenhum aluno deixou de ler o livro até o final.

O encontro também foi muito positivo, porque o autor além de falar sobre as obras lidas, também comentou sobre sua vida pessoal e deu uma boa aula de L. Portuguesa, preparando-os ou alertando-os para o vestibular. O autor apresentou ótimos recursos em sua palestra e também apresentou ótimas argumentações referentes ao assunto abordado. O encontro foi muito produtivo e também muito bom."

Prof. Margareth - EEEM Carlos Pinto de Albuquerque - Barra do Ribeiro/RS

"A atividade foi muito proveitosa, visto que aproximou os alunos do escritor, despertou curiosidade para ler outras obras dele e também de outros escritores gaúchos.

Recebemos o Marcelo Spalding em nossa escola com muito carinho e consideramos que o trabalho feito com os alunos foi ótimo, porque os mesmos demonstraram muito envolvimento com as obras lidas e interesse pelas colocações feitas pelo autor, pois ele teve uma linguagem bem acessível aos alunos.

Esperamos poder recebê-lo em outra oportunidade para contemplar os alunos da Educação de Jovens e Adultos."

Prof. Cátia Ribeiro da Silveira - EEEM Arthur da Costa e Silva - Capivari do Sul/RS

"Com diversos recursos multimídia e uma linguagem bem próxima à dos jovens, o escritor e jornalista Marcelo Spalding encantou aos alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres ao participar do projeto Autor Presente. Além disso, Marcelo enfatiza a importância de uma boa comunicação, abordando conteúdos linguísticos trabalhados pelos estudantes.  A interação que Marcelo estabelece com os alunos é muito boa, além de usar exemplos do cotidiano dos jovens, o que enriquece muito o trabalho."

Rosângela Maciel - vice-diretora do Colégio Evangélico Alberto Torres - Lajeado/RS

"Durante todas as etapas que envolvem o projeto, Marcelo demonstrou simplicidade, disponibilidade e interesse pelo encontro com seus leitores. Em sua palestra abordou de maneira clara, direta, objetiva, fundamentada e descontraída diferentes temas, conteúdos, assuntos e conceitos de real valor e em uma velocidade/tempo que podemos comparar ao da Internet, com links e “janelas” que foram se abrindo...

Não foi difícil compreender por que seus livros conquistaram nossos alunos nos últimos meses, porque os enredos de “ A Cor do outro”, As Cinco pontas de uma estrela” e “ Vencer em Ilhas Tortas”  foram tão disputados na biblioteca.

Ler, simplesmente ler. Tornar o livro um objeto acessível, disponível tal como foi o encontro com o escritor. Suscitar em nossos alunos a importância da leitura e tudo que ela pode despertar, todos os links e “janelas” que podemos abrir/baixar/conectar/relacionar.

A presença de Marcelo foi um bálsamo em nossa terça-feira. Gratos pela sua visita e muito, muito sucesso!"

Prof. Márcia Gomes - EMEF Senador Alberto Pasqualini - Porto Alegre/RS 

"Fizeste jus à fama que tens de excelente palestrante, sabes muito bem como cativar a plateia e mantê-la atenta até o final. Foi, com certeza, uma experiência gratificante para alunos e professores. Tua fala encantou a todos, não tenhas dúvida. Ficamos querendo mais!!!  Só hoje parei para responder, queria ter certeza de que a minha impressão não era só minha. Agora sim posso dizer, depois de conversar com diferentes colegas e alunos sobre o evento, que a tua visita agradou a todos. E isso não é fácil, hein? Parabéns!!! Sucesso sempre, mais que merecido."

Prof. Priscilla Ferreira - EMEF Dolores Caldas - Porto Alegre/RS 
 

Leve Spalding para sua escola ou município no RS

Reprodução liberada desde que citada a autoria | Site desenvolvido pela wwsites - sites para escritores

DEPOIMENTOS

"Eu realmente gostei bastante da conversa naquele dia e da sua apresentação. Você não só sabe se expressar muito bem como tem um dom natural para o humor, não sei se alguém já te falou isso. Ainda assim, o mais legal de tudo é o seu trabalho. Não é o que eu estou acostumada a ver. É todo o ano a mesma coisa: livro de mistério, livro de romance e blá blá blá. Já, com você, foi diferente. O que faz a diferença é o que estás trazendo e como realiza isso: é simplesmente incrível. Você conseguiu abrir a mente de muitas pessoas naquele dia, e quero que continue assim. Com certeza eu gastarei os meus R$30,00 do nosso vale-livro com uma de suas obras."

Yasmin Ruppenthal
13 anos

mais depoimentos


Agendamento para 2018 disponível no RS